A Skechers criou uma estratégia de auditoria vencedora com a Oracle Cloud

A equipe de auditoria de 10 pessoas da Skechers usa a Oracle Risk Management Cloud para ajudar a proteger a empresa de calçados e vestuário de US$ 7,4 bilhões.

Compartilhar:

O Oracle Risk Management me permite padronizar muitas das minhas áreas de risco moderado e baixo para que minha equipe e eu possamos nos concentrar em atividades mais significativas e fornecer serviços de auditoria de valor agregado à empresa.

Ashwat PanchalVice-Presidente de Auditoria Interna, Skechers

Desafios de negócios

Fundada em 1992, a Skechers cresceu e se tornou uma empresa de US$ 7,4 bilhões, com mais de 4.500 lojas. Dada a diversidade e a complexidade das operações globais da empresa, a equipe de auditoria interna costuma se concentrar em iniciativas de governança corporativa, incluindo o gerenciamento de riscos financeiros, operacionais e regulatórios.

A equipe é responsável pelos controles internos sobre relatórios financeiros, auditorias operacionais, revisão de controles digitais, gerenciamento de risco empresarial e avaliações de risco de fraude. À medida que a empresa cresceu ao longo dos anos, a equipe de auditoria interna foi desafiada a abordar os riscos enfrentados pela companhia.

“Tínhamos um bom entendimento de nossos processos críticos de negócios, riscos, controles, programas de auditoria e planos de testes”, afirmou Ashwat Panchal, vice-presidente de auditoria interna da Skechers. O que faltava era uma forma de a equipe obter uma compreensão imediata das áreas de risco baixo e moderado, para que pudesse focar em atividades de alto risco.

A Skechers buscava um sistema de conformidade de risco financeiro em nuvem que fornecesse testes automatizados de controle de acesso, permitindo que os funcionários analisassem áreas de risco online.

A Skechers deve aderir às regulamentações locais à medida que expande para novas regiões. O Oracle Risk Management ajuda a empresa a reduzir riscos em todos as suas operações globais.

Por que a Skechers escolheu a Oracle

Como cliente de longa data da Oracle, a Skechers sabia que a Oracle poderia ajudar a empresa a acelerar as operações de back-office, identificar e reduzir riscos e garantir que a conformidade regulatória fosse consistente e alinhada com as estratégias corporativas. Os líderes da empresa finalmente decidiram adotar o Oracle Fusion Cloud Risk Management and Compliance, parte do pacote de aplicações do Oracle Fusion Cloud Enterprise Resource Planning (ERP).

Resultados

Depois de adotar o sistema Oracle Risk Management, a Skechers implementou documentação eletrônica e fluxos de trabalho para registrar avaliações de auditoria e rastrear áreas de melhoria. “Se não tivéssemos esse produto, eu passaria 75% do tempo em um avião. Com a Oracle, posso aproveitar o fluxo de trabalho e os repositórios de documentação e testes, além de poder revisar coisas online. Posso fazer isso no meu celular se quiser”, disse Panchal.

Iniciei o processo com uma biblioteca de boas práticas que serviu de base para a implementação da Oracle Risk Management Cloud, o que levou semanas, não meses ou anos. Agora, colocar uma nova região em funcionamento é simples e podemos gerenciá-la de qualquer lugar. Para novas regiões, Panchal trabalha com a unidade de negócios local para determinar as áreas de alto risco e decidir como e o que testar.

“Agora dedicamos o nosso tempo a abordar questões mais significativas – quem são os principais concorrentes nessa área, que produtos estão sendo vendidos e quais são os problemas logísticos que enfrentamos nesses diferentes países”, disse Panchal.

Publicado:3 de novembro de 2023

Sobre o cliente

Fundada em 1992, a Skechers é a terceira maior marca de calçados dos Estados Unidos, com foco em modelos esportivos e casuais. A empresa inclui os segmentos de atacado e varejo, com coleções disponíveis em aproximadamente 180 países e territórios. Os negócios internacionais são administrados por meio de uma rede de subsidiárias integrais, parceiros de joint venture e distribuidores. A Skechers doou mais de 16 milhões de pares de sapatos para crianças carentes em todo o mundo.